Nosso Blog

Advogado trabalhista: o que faz e qual a sua importância no direito do trabalhador?

Muitas mudanças aconteceram na legislação trabalhista brasileira desde a criação da lei CLT 1993, o que acabou por modificar alguns procedimentos habituais realizados entre o empregador e o empregado. Para acompanhar essas mudanças e garantir que os direitos do trabalhador não sejam violados, é importante contar com o auxílio do advogado trabalhista.

Além de auxiliar nas negociações coletivas e individuais, o serviço desses profissionais do direito trabalhista é essencial para garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores.

E para te ajudar a entender um pouco melhor o que faz e qual a importância do advogado trabalhista no direito do trabalhador, preparamos esse artigo com algumas informações essenciais. Continue sua leitura e se informe a respeito!

Saiba o que faz um advogado trabalhista

A missão do advogado trabalhista é ajudar você, trabalhador ou empresário, a solucionar os conflitos que venham a acontecer durante a interação entre os empregados e os empregadores. A intermediação é realizada de maneira a impedir que os direitos sejam violados, assegurando o comprimento das leis que regem as relações trabalhistas.

A missão de um advogado trabalhista também vai além, pois é preciso compreender a situação, avaliá-la de acordo com as leis, para só então tomar as medidas viáveis e garantidas pela legislação para solucionar o problema apresentado.

Entenda quando procurar um profissional da lei

Você deve procurar um profissional quando se sentir lesado no desempenho de suas atividades laborais, ou seja, quando achar que seus direitos estão sendo violados ou não estão sendo respeitados, ou sempre que seja necessário um assessoramento legal.

Antes de procurar um profissional da lei, é importante lembrar que o ideal é que você e seu patrão tentem entrar em consenso de forma amigável. Caso isso não seja possível, o recomendado é procurar um advogado trabalhista para garantir os seus direitos.

Como atua um advogado trabalhista

As ações trabalhistas tratam questões que dizem respeito aos acordos de trabalho, podendo estar agindo em favor tanto do empregado, como do empregador. Os empregados costumam procurar advogados trabalhistas para resolver questões legais que colocam o exercício da sua função em risco. Dessa maneira, o profissional tem como dever prestar suporte legal para que os problemas em questão sejam resolvidos, e o trabalhador possa retomar ao exercício da sua jornada de trabalho.

Já as empresas contam com o advogado trabalhista para lhe aconselhar sobre estratégias que possibilitem a legalidade dos seus acordos de trabalho de acordo com as normas trabalhistas em vigor no país.

Em ambos os casos, o advogado trabalhista é o profissional que detêm o conhecimento técnico da lei, e dessa maneira, é o responsável por garantir a fiel interpretação da legislação para a sociedade.

Conheça as principais causas pelas quais o advogado trabalhista é solicitado

Entre todos os motivos que levam um trabalhador ou empregador a solicitar o suporte de um advogado, os mais comuns são:

  • Anulação de demissão por Justa Causa;
  • Rescisão Indireta (ação trabalhista para sair da empresa e não perder direitos);
  • Verbas Rescisórias (cobrança de multa por atraso no pagamento e revisão de valores pagos);
  • Horas extras e adicional noturno;
  • Ação para reparação de dano moral trabalhista (ser ofendido ou passar por situações de humilhação ou más-condutas do empregador ou superior hierárquico);
  • Indenização por acidente do trabalho;
  • Diferenças de remuneração por equiparação;
  • Direitos da trabalhadora gestante;

Além desses problemas que podem surgir durante a vigoração do contrato de trabalho, alguns outros, tais como não pagamento do Fundo de Garantia ou anulação judicial de terceirização ilegal, podem ser resolvidos com o auxílio de um advogado trabalhista.

Conte com o auxílio de um profissional de qualidade

Um bom advogado trabalhista tem em mente que a atualização constante dos seus conhecimentos é necessário para acompanhar as mudanças que acontecem nas legislações, e dessa maneira, oferecer um melhor auxílio aos seus clientes.

Além de se dedicar a solução dos seus casos, os advogados trabalhistas devem estar sempre disponíveis para tirar dúvidas e explicar os procedimentos legais para seus clientes.

Ao contratar um advogado trabalhista é muito importante ter confiança no profissional em que está tocando o seu caso, para isso, busque por indicações. Outra dica boa é tirar suas dúvidas antes de procurar pelo advogado, dessa maneira você já tem em mente qual o tipo de auxílio que precisa, facilitando a escolha pelo advogado.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e envie para nós seu questionamento. Teremos o prazer em ajudá-lo.

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

desvio de função no trabalho - como funciona e como receber os direitos
Notícias

Como identificar e comprovar o desvio de função no trabalho

Você exerce uma atividade diferente da que está especificada na sua carteira de trabalho? Cuidado pois você pode estar passando por uma situação de desvio de função no trabalho. Para que você entenda como funciona o desvio de função no trabalho, montamos esse conteúdo completo para tirar suas dúvidas. Confira!

Leia mais »
Posso pedir demissão e sair imediatamente? Entenda como funciona
Notícias

Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Você sabia que é possível pedir demissão e sair no mesmo dia do serviço, porém a depender do tipo de contrato que você tem com a empresa, essa situação pode te trazer prejuízos. Confira no texto como funciona o processo de demissão imediata. Boa leitura!

Leia mais »
No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização