Nosso Blog

Acidente de trabalho em altura: saiba quais os seus direitos trabalhistas

Você conhece alguém que trabalhe com risco de acidente de trabalho em altura?

Certamente você já deve ter visto algum trabalhador colocando em risco sua vida trabalhando nas alturas. Mas o que nem todas as pessoas sabem é quais são as medidas preventivas que devem ser tomadas para trabalhar em profissões que apresentam risco à integridade do trabalhador.

Segundo o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), em 2017, cerca de 14% das mortes em ambiente laboral foram através de acidente de trabalho em altura. Além disso, as ocorrências contam cerca de 40% dos acidentes ocorridos, segundo o Ministério do Trabalho.

Por isso, separamos alguns pontos que você, trabalhador, deve conhecer para assegurar seus direitos trabalhistas e sua integridade, caso exerça uma função de trabalho em altura.

Continue lendo!

Saiba quais as principais profissões de risco

Nas grandes cidades é comum ver profissionais da construção civil ou de limpeza de edifícios trabalhando sem o equipamento correto de segurança. E a maior parte das ocorrências de acidente de trabalho em altura acontecem em profissões nas áreas de:

  • Construção Civil;
  • Telecomunicações;
  • Setor elétrico;

São profissões que exigem trabalho com andaimes e plataformas, escavações, montagem e desmontagem de estruturas, manutenção de fornos e caldeiras, torres e antenas, dentre outras tarefas que, quando não executadas com segurança, podem ser fatais.

Entenda as regras de segurança

Devido ao grande número de ocorrências de acidente de trabalho em altura, foi regulamentada em 2012 a Norma Regulamentadora 35 (NR 35) com medidas de segurança para trabalhos que apresentam risco em altura.

A causa mais comum dos casos é a falta de instalação de proteções coletivas como plataformas, rede de proteção, uso de linhas de vida, pranchas antiderrapantes, dentre outros.

Outro fator bastante importante para a prevenção de acidente de trabalho em altura é a capacitação do profissional. Se você trabalha com esse tipo de serviço, é preciso conhecer perfeitamente como realizar suas tarefas em total segurança, além disso realizar treinamentos de reciclagem periódicos. Portanto, é função do empregador oferecer esse tipo de treinamento para seus funcionários.

E por fim, outro fator que influencia as ocorrências de acidente de trabalho em altura é o mau uso dos equipamentos de proteção individual ou a ausência da sua utilização durante a execução do serviço. Alguns EPIs são o capacete, o cinto de segurança, o talabarte e o dispositivo trava queda.

O que fazer em caso de acidente de trabalho em altura?

Caso você conheça alguém ou já tenha passado por alguma situação de risco no seu trabalho que envolva altura, saiba que é importante ir atrás dos seus direitos trabalhistas.

Nesse caso, você pode recorrer a um advogado trabalhista que irá analisar a situação e tomar as devidas ações para que você tenha seus direitos garantidos, já que é obrigação do empregador oferecer integridade aos seus funcionários com medidas preventivas.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e envie para nós seu questionamento pelo WhatsApp ou entre em contato pelo número (81) 9 8811-8000. Teremos o prazer em ajudá-lo.

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização