Nosso Blog
Você teve seu benefício indeferido ou aconteceu algum erro de cálculo no valor a receber? Então, de fato, um advogado previdenciário poderá te ajudar a resolver seu problema.
Além de todas as informações necessárias para dar entrada nos benefícios, é preciso também garantir que esses documentos estejam corretos, o que nem sempre é o caso.
E pode acontecer também do laudo da perícia médica não ser o que corresponde com a sua realidade, privando você de receber o seu benefício de direito.
Para garantir que você consiga receber o benefício corretamente, sendo contribuinte do INSS, um advogado irá analisar toda a sua situação e te aconselhar o melhor caminho para garantir seus direitos.
Entenda no texto a seguir 3 situações que mostram que um advogado previdenciário poderá te ajudar a garantir seu benefício.
Pedido de benefício indeferido
Para o pedido do benefício em caso de auxílio doença ou acidente, você deve dar entrada pelo site da Previdência Social e ser um contribuinte do INSS.
Junto com um formulário administrativo, será marcada uma consulta com um médico de perícia para avaliar seu caso e seus documentos, liberando assim o benefício.
Porém, pode acontecer do pedido ser indeferido por alguns motivos e, nessas situações, o advogado previdenciário é fundamental para te auxiliar a recorrer perante a justiça para garantir seu benefício que é de direito.
Confira abaixo algumas situações comuns para o pedido de benefício indeferido:
Erro na perícia
Acontece que o médico de perícia do INSS nem sempre é um médico especialista, o que pode ocasionar em um laudo que não condiz com a realidade do beneficiário.
Com a ajuda de um advogado previdenciário você poderá recorrer ao pedido indeferido e solicitar a consulta com um médico especialista, podendo reverter a situação e garantir seu benefício.
Não pagar a contribuição do INSS
Você tem o costume de checar a sua folha de pagamento? Quando você como contribuinte do INSS precisar do seu benefício, pode receber uma surpresa sabendo que não há repasse da sua contribuição à instituição.
Isso acontece pois o empregador, mesmo retirando da sua folha de pagamento, não repassa o valor à Previdência. E então quando você precisa solicitar o benefício como contribuinte, descobre que na verdade não houve repasse, impossibilitando assim a operação.
Neste caso, você pode solicitar os serviços de um advogado para, perante à justiça, conseguir reaver os valores que não foram repassados e garantir seu benefício como contribuinte.
Ter uma doença preexistente
Neste caso, você que já tinha uma doença preexistente quando entrou no trabalho, pode comprovar perante à justiça que houve agravamento do quadro ou o surgimento de outras doenças relativas decorrentes das atividades laborais.
Erro no cálculo do benefício
Uma das vantagens de você contar com a ajuda de um advogado previdenciário é que no momento de solicitar seu benefício, ele irá analisar com olhos treinados seus documentos para conseguir extrair deles as melhores condições para garantir seus direitos.
E uma das situações recorrentes é encontrar erros nos documentos dos contribuintes. Por isso, muitas vezes os benefícios são calculados com números errados, resultando em quantias que não garantem 100% do benefícios do contribuinte.
Por isso é importante contar com uma revisão minuciosa antes de dar entrada ao pedido de benefício. E, caso o benefício já tenha saído e o cálculo não corresponda ao que é seu de direito, você poderá, com a ajuda de um advogado previdenciário, recorrer à justiça para garantir a revisão do valor e correção do mesmo.
Como dar entrada no benefício
Você pôde ver no tópico acima que erros nos documentos podem ocasionar um cálculo equivocado do benefício, causando dor de cabeça para o contribuinte.
Por isso, é sempre interessante consultar um especialista antes mesmo de dar entrada no requerimento administrativo, evitando, assim, que o benefício seja indeferido.
Após analisar com calma os seus documentos e sua situação, o advogado poderá te auxiliar a escolher qual o melhor benefício para o seu caso e qual o melhor momento para requerer ao benefício.
Essa atitude de prevenção poderá evitar erros futuros e processos judiciais que causam despesas extras e também muita dor de cabeça ao beneficiário.
Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e envie para nós seu questionamento pelo WhatsApp ou entre em contato pelo número (81) 9 8811-8000. Teremos o prazer em ajudá-lo.
[elementor-template id=”4107″]