Nosso Blog
Você sabia que é possível aplicar medidas preventivas na administração para evitar o condomínio atrasado?
Sim, os débitos condominiais são comuns e acabam gerando um problema para o condomínio uma vez que repercute em todos os moradores, inclusive aqueles que se mantêm em dia com suas contas.
Porém, existem medidas de prevenção que podem ser tomadas pelo síndico para conscientizar os moradores e evitar que as contas fiquem em débito.
Pensando em ajudar você a evitar que seu condomínio chegue a essa situação, separamos 5 dicas preventivas para aplicar e evitar situação de inadimplência na sua gestão. Confira a seguir!
Mantenha as finanças organizadas e evite condomínio
Aqui a dica é não perder de vista as contas do condomínio. Tenha uma organização rigorosa quanto ao fluxo de caixa, pagamento de funcionários, manutenção do condomínio.
É preciso, sobretudo, checar com frequência quais são dos condôminos que estão com taxas de condomínio atrasado e fiscalizar semanalmente qual o tempo de dívida e o valor que está a taxa com o juros e multa de atraso.
Neste caso, o indicado é manter um controle semanal das contas para conseguir acompanhar toda a movimentação financeira e de gestão do condomínio.
Opte por cobranças formais
Alguns casos de cobrança de condomínio atrasado acaba desgastando bastante a relação do síndico com os condôminos e, principalmente, com o morador inadimplente.
Porém, para evitar que todos os esforços sejam depositados nessa situação, enquanto outras partes da gestão do condomínio precisam também de atenção, você pode e deve optar por cobranças formais.
Neste caso, o síndico pode recorrer à assessoria de um advogado para criar medidas de cobrança formais extrajudiciais, como protestos em cartório e notificações formais.
E se as medidas extrajudiciais ainda não resolverem a situação de inadimplência em caso de condomínio atrasado, com a ajuda do advogado, o síndico pode recorrer a fins judiciais para reaver a taxa, garantindo que ela seja paga e as contas do condomínio sejam regularizadas.
Crie assembleias para fixar os juros das multas
Uma das medidas que evitam o condomínio atrasado é a fixação de juros e multas com relação à taxa.
E para fixar uma taxa de juros, e conscientizar os moradores a respeito da importância de manter o condomínio em dia e o que é feito com as taxas pagas, você pode criar assembleias para decidirem juntos a respeito do valor a ser pago nas multas.
Crie estratégias para incentivar o pagamento da taxa de condomínio antes do vencimento
Está com mais de uma situação de condomínio atrasado na sua gestão, e quer regularizar da maneira mais prática as contas?
Uma boa estratégia é criar incentivos para que os condôminos paguem a taxa condominial antes da data de vencimento. Como, por exemplo, criar descontos de 10% para aqueles que pagarem com antecedência.
Essa medida acaba deixando você mais seguro quanto ao pagamento em dia.
Outra prática também é oferecer diversas opções de pagamento, tornando mais rápido o processo. A maioria dos condomínios enviam suas cobranças através de boleto, porém oferecer outras formas de pagamento podem ajudar como é o caso de pagamento em débito automático, o uso de cartões de crédito ou débito, ou até o pagamento via cheque.
Busque ajuda sempre que precisar
Lembre-se que você não precisa estar sozinho para dar conta de tudo! Você pode, e é indicado como medida de prevenção, recorrer a uma assessoria de gestão para poder adotar medidas que irão ajudar a manter as contas em dia e o condomínio regularizado.
Tem mais dúvidas sobre o assunto? Então clique aqui e deixe seu contato. Em breve nossa equipe irá retornar.
[elementor-template id=”4107″]