Nosso Blog
Você tem o hábito de manter em dia o controle das horas extras trabalhadas e depois conferir com a sua folha de pagamento?
Se você realiza com frequência horas extras no seu trabalho, é preciso garantir que você venha recebendo o que é seu de direito. Um dos principais passos para isso é utilizar de meios para guardar informações da sua jornada para conferir quando receber a folha de pagamento.
Neste texto você encontrará dicas de como você pode guardar essas informações para manter o controle das horas extras em dia e garantir seus direitos no final do mês. Confira a seguir!
Utilize da tecnologia para o controle das horas extras
Você pode aproveitar a tecnologia que temos em mãos para ajudar a guardar informações.
Na maioria das empresas de hoje, o registro da jornada é realizado no ponto digital e biométrico, onde você coloca o dedo e sai um comprovante. Se este é o seu caso, você deve guardar os comprovantes em uma pasta sempre que receber, pois é a melhor maneira para conferir se o horário nos espelhos de ponto são os que você realmente registrou.
Mas, se na sua vez deu erro e não saiu o comprovante?
Então você pode tirar uma foto da tela da máquina através do seu aparelho celular ou fazer um vídeo informando a data e hora em que você bateu o ponto para auxiliar a conferência.
Caso você não queira guardar o comprovante, também pode tirar uma foto do celular e deixar armazenado ou enviar para seu e-mail, por exemplo.
E se você não é muito familiarizado com o celular, também é possível tirar uma xerox do comprovante só por precaução, caso venha a perdê-lo ou que os dados no papel se apaguem.
Você também pode realizar esse procedimento com o ponto manual de papel, ou seja, tirar foto e deixar armazenado ou tirar uma xérox. Assim, você garante as informações dos seus horários para checar quando tiver com a folha de pagamento em mãos.
Porém, se no seu trabalho não existir o controle de horas trabalhadas através de ponto, você também pode garantir seus horários enviando um e-mail da sua conta profissional sempre que chegar ou começar as atividades e sempre que sair ou finalizar o expediente. Também pode tirar fotos do seu celular nesses momentos e armazenar com o horário.
Guarde todas as informações possíveis
É importante reunir todas as informações possíveis para garantir o controle das horas extras e receber o certo pelo que foi trabalhado.
Conforme as dicas do tópico anterior você pode fazer esse armazenamento através de:
- Foto do seu aparelho celular;
- E-mails enviados no momento de chegada e saída;
- Xerox dos comprovantes do ponto biométrico;
- Xerox do ponto manual em papel;
- Vídeos informando a hora de chegada e saída do trabalho;
Lembre-se que essas informações de controle de horas extras serão essenciais para conferir junto à folha de pagamento.
Converse com seu empregador
Se você notou alguma divergência entre a sua folha de pagamento e o seu controle de horas extras pessoal, é preciso primeiramente conversar com o seu empregador.
Sabemos que errar é humano, e a conversa continua sendo o melhor caminho. Pode ser que tenha havido algum erro no momento de calcular por parte do empregador. Então neste caso, reúna todas as informações que você armazenou e cheque seu espelho de ponto junto com seu empregador, indicando e comprovando, seja pelo comprovante, seja pelas fotos e vídeos, que o horário ali registrado está diferente.
Caso ainda assim você não consiga reaver seus direitos, o indicado é recorrer a um profissional da justiça, um advogado, assim ele poderá te indicar o melhor caminho para conseguir recuperar suas horas trabalhadas.
Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e converse com um profissional. Teremos o prazer em ajudá-lo.
[elementor-template id=”4107″]