Nosso Blog

Danos morais: você sabia que transporte de valores sem treinamento pode ser indenizado?

Você sabia que o transporte de valores deve ser feito por uma empresa especializada ou profissionais treinados? Mesmo assim empresas ainda continuam colocando em risco seus funcionários para realizar essa tarefa.

Essa situação acontece com motoristas e ajudantes de entregas de empresas que realizam diariamente uma série de viagens para entregar seus produtos.

Nesse caso, o empregador obriga os funcionários a receber o valor de cada venda na entrega, fazendo-o estar sob posse de uma grande quantia de dinheiro em mãos. Esse transporte de valores deve ser feito por empresas especializadas ou funcionários treinados para tal situação.

Continue lendo o artigo e entenda por que o transporte de valores sem treinamento pode ser motivo para indenização por danos morais. 

Entenda por que sua integridade está em risco com o transporte de valores sem treinamento

Com os dias de hoje, e com a violência que está, não se pode confiar. Por isso, entende-se que o transporte de valores deve ser feito por empresas especializadas ou profissionais devidamente treinados para agir em caso de assalto ou outras situações.

Portanto, quando o patrão coloca um motorista ou ajudante de entregas para receber os valores das vendas durante as entregas diárias, totalizando uma alta quantia em mãos, está colocando em risco a integridade do seu funcionário, uma vez que ele não foi treinado para essa tarefa.

Por lei, o empregador deve oferecer um ambiente de trabalho saudável e íntegro para seus funcionários e, em caso de empregos que possuam certos riscos, dar o treinamento e equipamento necessário para amenizar ao máximo possíveis contratempos.

Também tem o ponto que além de colocar em risco a vida dos seus funcionários, um motorista de caminhão de entregas ou um ajudante de entregas, uma vez contratados, deve realizar apenas essas funções, recebendo o valor acertado para tais tarefas.

Saiba como processar uma empresa por danos morais

Se você já passou por uma situação parecida ou conhece alguém que passe por isso todos os dias, é importante atentá-la ao risco que está correndo no momento de transportar valores sem treinamento especializado.

E sabemos que muitas vezes os trabalhadores não têm escolha. Por isso existe a ação judicial por danos morais, para proteger o trabalhador que esteve ou está exposto à situações constrangedoras, de risco, que possam colocar em risco a integridade física e mental do mesmo.

A ação judicial por danos morais tem como objetivo indenizar financeiramente o trabalhador como forma de reparação aos transtornos sofridos durante seu trabalho.

O processo é analisado de acordo com o tempo, a intensidade, a gravidade que o funcionário foi lesado, além da condição pessoal e social daquele que sofreu os danos.Também são levadas em conta as condições de quem causou o dano e o seu grau de culpa.

Confie em profissionais que lhe represente

Como dito anteriormente, muitos trabalhadores são obrigados a passar por situações que os coloquem em risco durante seu trabalho. Para evitar empregadores que exerçam cada vez mais essas atitudes, existe o direito dos trabalhadores e as leis trabalhistas.

Por isso, se você passar por alguma situação adversa que possa ferir sua integridade ou que o obrigue a exercer funções não especificadas no seu contrato de trabalho, busque por um advogado trabalhista, ele poderá lhe auxiliar em como proceder de acordo com a sua situação.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e converse com um profissional. Teremos o prazer em ajudá-lo.

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização