Nosso Blog

Controle das horas extras: como garantir que você receba o certo pelas horas trabalhadas

Você tem o hábito de manter em dia o controle das horas extras trabalhadas e depois conferir com a sua folha de pagamento?

Se você realiza com frequência horas extras no seu trabalho, é preciso garantir que você venha recebendo o que é seu de direito. Um dos principais passos para isso é utilizar de meios para guardar informações da sua jornada para conferir quando receber a folha de pagamento.

Neste texto você encontrará dicas de como você pode guardar essas informações para manter o controle das horas extras em dia e garantir seus direitos no final do mês. Confira a seguir!

Utilize da tecnologia para o controle das horas extras

Você pode aproveitar a tecnologia que temos em mãos para ajudar a guardar informações.

Na maioria das empresas de hoje, o registro da jornada é realizado no ponto digital e biométrico, onde você coloca o dedo e sai um comprovante. Se este é o seu caso, você deve guardar os comprovantes em uma pasta sempre que receber, pois é a melhor maneira para conferir se o horário nos espelhos de ponto são os que você realmente registrou.

Mas, se na sua vez deu erro e não saiu o comprovante?

Então você pode tirar uma foto da tela da máquina através do seu aparelho celular ou fazer um vídeo informando a data e hora em que você bateu o ponto para auxiliar a conferência.

Caso você não queira guardar o comprovante, também pode tirar uma foto do celular e deixar armazenado ou enviar para seu e-mail, por exemplo.

E se você não é muito familiarizado com o celular, também é possível tirar uma xerox do comprovante só por precaução, caso venha a perdê-lo ou que os dados no papel se apaguem.

Você também pode realizar esse procedimento com o ponto manual de papel, ou seja, tirar foto e deixar armazenado ou tirar uma xérox. Assim, você garante as informações dos seus horários para checar quando tiver com a folha de pagamento em mãos.

Porém, se no seu trabalho não existir o controle de horas trabalhadas através de ponto, você também pode garantir seus horários enviando um e-mail da sua conta profissional sempre que chegar ou começar as atividades e sempre que sair ou finalizar o expediente. Também pode tirar fotos do seu celular nesses momentos e armazenar com o horário.

Guarde todas as informações possíveis

É importante reunir todas as informações possíveis para garantir o controle das horas extras e receber o certo pelo que foi trabalhado.

Conforme as dicas do tópico anterior você pode fazer esse armazenamento através de:

  • Foto do seu aparelho celular;
  • E-mails enviados no momento de chegada e saída;
  • Xerox dos comprovantes do ponto biométrico;
  • Xerox do ponto manual em papel;
  • Vídeos informando a hora de chegada e saída do trabalho;

Lembre-se que essas informações de controle de horas extras serão essenciais para conferir junto à folha de pagamento.

Converse com seu empregador

Se você notou alguma divergência entre a sua folha de pagamento e o seu controle de horas extras pessoal, é preciso primeiramente conversar com o seu empregador.

Sabemos que errar é humano, e a conversa continua sendo o melhor caminho. Pode ser que tenha havido algum erro no momento de calcular por parte do empregador. Então neste caso, reúna todas as informações que você armazenou e cheque seu espelho de ponto junto com seu empregador, indicando e comprovando, seja pelo comprovante, seja pelas fotos e vídeos, que o horário ali registrado está diferente.

Caso ainda assim você não consiga reaver seus direitos, o indicado é recorrer a um profissional da justiça, um advogado, assim ele poderá te indicar o melhor caminho para conseguir recuperar suas horas trabalhadas.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e converse com um profissional. Teremos o prazer em ajudá-lo.

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

desvio de função no trabalho - como funciona e como receber os direitos
Notícias

Como identificar e comprovar o desvio de função no trabalho

Você exerce uma atividade diferente da que está especificada na sua carteira de trabalho? Cuidado pois você pode estar passando por uma situação de desvio de função no trabalho. Para que você entenda como funciona o desvio de função no trabalho, montamos esse conteúdo completo para tirar suas dúvidas. Confira!

Leia mais »
Posso pedir demissão e sair imediatamente? Entenda como funciona
Notícias

Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Você sabia que é possível pedir demissão e sair no mesmo dia do serviço, porém a depender do tipo de contrato que você tem com a empresa, essa situação pode te trazer prejuízos. Confira no texto como funciona o processo de demissão imediata. Boa leitura!

Leia mais »
No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização