Bancário e cargo de confiança: entenda os seus direitos
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Nosso Blog
Você sabia que o transporte de valores deve ser feito por uma empresa especializada ou profissionais treinados? Mesmo assim empresas ainda continuam colocando em risco seus funcionários para realizar essa tarefa.
Essa situação acontece com motoristas e ajudantes de entregas de empresas que realizam diariamente uma série de viagens para entregar seus produtos.
Nesse caso, o empregador obriga os funcionários a receber o valor de cada venda na entrega, fazendo-o estar sob posse de uma grande quantia de dinheiro em mãos. Esse transporte de valores deve ser feito por empresas especializadas ou funcionários treinados para tal situação.
Continue lendo o artigo e entenda por que o transporte de valores sem treinamento pode ser motivo para indenização por danos morais.
Com os dias de hoje, e com a violência que está, não se pode confiar. Por isso, entende-se que o transporte de valores deve ser feito por empresas especializadas ou profissionais devidamente treinados para agir em caso de assalto ou outras situações.
Portanto, quando o patrão coloca um motorista ou ajudante de entregas para receber os valores das vendas durante as entregas diárias, totalizando uma alta quantia em mãos, está colocando em risco a integridade do seu funcionário, uma vez que ele não foi treinado para essa tarefa.
Por lei, o empregador deve oferecer um ambiente de trabalho saudável e íntegro para seus funcionários e, em caso de empregos que possuam certos riscos, dar o treinamento e equipamento necessário para amenizar ao máximo possíveis contratempos.
Também tem o ponto que além de colocar em risco a vida dos seus funcionários, um motorista de caminhão de entregas ou um ajudante de entregas, uma vez contratados, deve realizar apenas essas funções, recebendo o valor acertado para tais tarefas.
Se você já passou por uma situação parecida ou conhece alguém que passe por isso todos os dias, é importante atentá-la ao risco que está correndo no momento de transportar valores sem treinamento especializado.
E sabemos que muitas vezes os trabalhadores não têm escolha. Por isso existe a ação judicial por danos morais, para proteger o trabalhador que esteve ou está exposto à situações constrangedoras, de risco, que possam colocar em risco a integridade física e mental do mesmo.
A ação judicial por danos morais tem como objetivo indenizar financeiramente o trabalhador como forma de reparação aos transtornos sofridos durante seu trabalho.
O processo é analisado de acordo com o tempo, a intensidade, a gravidade que o funcionário foi lesado, além da condição pessoal e social daquele que sofreu os danos.Também são levadas em conta as condições de quem causou o dano e o seu grau de culpa.
Como dito anteriormente, muitos trabalhadores são obrigados a passar por situações que os coloquem em risco durante seu trabalho. Para evitar empregadores que exerçam cada vez mais essas atitudes, existe o direito dos trabalhadores e as leis trabalhistas.
Por isso, se você passar por alguma situação adversa que possa ferir sua integridade ou que o obrigue a exercer funções não especificadas no seu contrato de trabalho, busque por um advogado trabalhista, ele poderá lhe auxiliar em como proceder de acordo com a sua situação.
Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e converse com um profissional. Teremos o prazer em ajudá-lo.
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Confira no post quais são os seus direitos caso você desenvolva uma doença ocupacional e como garanti-los na Justiça.
Confira no post o que é a doença ocupacional, quais as doenças que se encaixam nessa categoria e como garantir seus direitos. Tire suas dúvidas e boa leitura!
Todos os direitos reservados a DCASTRO Advogados Associados© Site desenvolvido pela WEB41