Nosso Blog

Benefício do INSS: saiba como você pode aumentá-lo após vencer uma ação trabalhista

Você sabia que após ganhar uma ação trabalhista, que discuta verbas salariais e benefícios, você pode pedir revisão do seu benefício do INSS e aumentá-lo?

De fato, cada hora que você trabalha deve ser paga pelo valor acordado com o empregador mediante contrato, e dentro desse valor estão todos os seus benefícios e contribuições.

Porém, a partir do momento que você recorre à justiça para pedir seus direitos como adicional noturno ou insalubridade não pagos, por exemplo, e ganha a causa, você passa a ter direito à revisão do benefício do INSS para receber o valor correto.

Confira agora o que fazer para receber todo o seu benefício do INSS corrigido após êxito em ação judicial.

Saiba quais os casos de processos são cabíveis de revisão

Você sabia que desde o momento em que você se torna funcionário formal de uma empresa, seu vínculo empregatício e seus benefícios devem ser registrados, para caso algum acidente aconteça ou você queira se aposentar, poderá receber todo o seu benefício do INSS como é do seu direito.

Mas esse não é o cenário mais comum no país. Muitas pessoas recorrem à justiça brasileira para exigir seu benefício corretamente devido à negligência dos empregadores. Confira as situações mais comuns:

  • Horas extras;
  • Adicionais noturnos e de insalubridade;
  • Acidente no trabalho;
  • Doença;
  • Diferença de pisos salariais;
  • Gratificações;
  • Inclusão de registro não feito;
  • Contribuições não feitas.

Se parte do seu salário é a sua contribuição para a previdência, e o seu salário é originado das suas horas trabalhadas, então após comprovado seu vínculo empregatício em ação judicial, você tem todo o direito de também receber a sua contribuição ou seu benefício corrigido com o adicional referente ao que não foi pago.

Aumente o valor do seu benefício do INSS em caso de ação judicial

Uma vez que você tenha ganhado a causa na Justiça, você deverá pedir a revisão do seu benefício do INSS, já que este só altera o valor em caso de pedido de revisão a partir da ação judicial ganha.

Para você entender melhor porque essa revisão já não é feita automaticamente, após êxito na sua ação trabalhista, a Justiça recolhe alguns descontos processuais ou fiscais, porém o INSS recebe esses valores e não os ajustam ao benefício do trabalhador, não incluindo assim seu benefício corretamente. Por isso a necessidade de pedir a revisão.

Mas atenção, é preciso ter a ação ganha, com sentença definitiva, para poder dar entrada no pedido de revisão do seu benefício do INSS. E, para dar entrada basta agendar pelo site da previdência ou discar 135 pelo telefone.

No dia agendado, você precisará ter em mãos a cópia do processo trabalhista com detalhes da sentença e documentos apresentados ao juiz durante o processo. O INSS terá 45 dias para analisar seu pedido e, caso concedido, o pagamento será retroativo à data agendada para a revisão.

Recorra a um profissional capacitado para garantir seus direitos

Agora que você já sabe como proceder, é importante ressaltar a importância de um profissional da lei qualificado para lhe acompanhar nesse processo. Esse profissional poderá te auxiliar durante todo o período, fazendo com que você tenha confiança e êxito para receber o que lhe é de direito.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e envie para nós seu questionamento pelo WhatsApp ou entre em contato pelo número (81) 9 8811-8000. Teremos o prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco e tire a sua dúvida com um dos nossos advogados especialistas.

Será um prazer atender você.

WhatsApp