Bancário e cargo de confiança: entenda os seus direitos
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Nosso Blog
Você sabe quando é preciso contratar um advogado trabalhista para bancário?
Muito se fala em desvio de função e cargo de confiança equivocado para bancários, fazendo com que o funcionário trabalhe mais, sem receber corretamente pelo seu direito.
Porém, é preciso entender como funciona de fato o direito dos bancários. Isso com relação ao desvio de função, mas principalmente a todos os direitos trabalhistas que essa categoria possui.
Devido a algumas diferenças dos empregos comuns CLT, o direito dos bancários exige uma atenção diferenciada. Caso você note que a instituição está descumprindo com suas responsabilidades, então é importante contar com a ajuda de um advogado trabalhista para bancários.
Confira no conteúdo a seguir quais são os direitos dos bancários e quando é indicado falar com um advogado especialista. Boa leitura!
Os bancários possuem algumas regras especiais quando se trata de direito trabalhista. Primeiro porque não possuem a carga horária de 8 horas diárias da CLT, sendo essa limitada a 6 horas por dia.
Mas, existem outros pontos que costumam causar reclamações trabalhistas de fato. É o caso da descaracterização do cargo de confiança, assim como o enquadramento equivocado do cargo de confiança ou de gestão.
Esses cargos, além de terem uma jornada de trabalho especial, também possuem regras específicas. Como é o caso de bônus no salário e funções de confiança como a tomada de decisões estratégicas dentro da equipe.
A real situação dos bancários é que as instituições tendem a dar uma promoção aos funcionários, elevando-os ao cargo de confiança ou gestão, porém, na hora de cumprir com os direitos dessas funções, deixam a desejar principalmente com relação a autonomia do gestor para tomar decisões estratégicas dentro da empresa.
Como esses cargos não possuem jornada de trabalho fixa, podendo fazer horas extras sem receber a mais por isso, as instituições acabam abusando desse poder.
Por isso, grande parte das reclamações trabalhistas estão relacionadas ao pagamento da sétima e oitava hora extraordinária.
Outros motivos pelos quais os bancários recorrem a um advogado trabalhista para buscar seus direitos:
O advogado trabalhista especializado em direito bancário é apto para abrir ações trabalhistas em busca dos direitos negados do funcionário de banco.
Então, antes mesmo de tomar decisões como pedir demissão ou assinar qualquer documento de advertência, por exemplo, entre em contato com um advogado.
Algumas pessoas deixam para correr atrás dos seus direitos apenas após a demissão. Porém, a depender dos direitos feridos durante o exercício da função, é possível reunir as provas necessárias para conseguir reaver os direitos de forma integral e com correção na Justiça.
Por isso, se você notar algum ponto em que a empresa não esteja cumprindo com o acordado, consulte um advogado trabalhista para bancário rapidamente.
Para isso, você pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas. São mais de 14 anos representando centenas de trabalhadores na Justiça e garantindo seus direitos de forma ágil, transparente e segura. Clique na imagem abaixo e fale com a nossa equipe.
Entre em contato conosco e tire a sua dúvida com um dos nossos advogados especialistas.
Será um prazer atender você.
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Confira no post quais são os seus direitos caso você desenvolva uma doença ocupacional e como garanti-los na Justiça.
Confira no post o que é a doença ocupacional, quais as doenças que se encaixam nessa categoria e como garantir seus direitos. Tire suas dúvidas e boa leitura!