Nosso Blog

Quem tem direito ao FGTS? Entenda o que é e se você tem o direito de sacar

Você ainda tem dúvidas de quem tem direito ao FGTS? Então é hora de entender de uma vez por todas quem pode sacar a quantia e ao que ela equivale.

Esse é um direito do trabalhador que possui carteira assinada, porém não pode ser sacado a qualquer momento.

É preciso saber quais as condições para poder adquirir a quantia, como consultá-la e entender as situações que podem acontecer e, sobretudo, o que fazer caso a empresa que você trabalhe não esteja repassando o valor.

Separamos esse conteúdo completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre quem tem direito ao FGTS e como agir diante de situações adversas que podem colocar em risco o seu direito. Continue lendo!

Entenda o que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador que possui CLT ou trabalho com carteira assinada.

A partir do momento que o contrato de trabalho é assinado, é aberta uma conta na Caixa Econômica Federal onde o empregador deposita, todo início de mês, o equivalente a 8% do salário do funcionário ou 2% caso seja jovem aprendiz.

Esse valor, acumulado mês após mês, pertence ao funcionário e pode ser sacado em algumas condições.

É preciso entender que esse valor não fica parado no banco, o Governo Federal utiliza do Fundo de Garantia para financiar obras de habitação popular, saneamento, estrutura urbana, dentre outras.

E embora o dinheiro seja utilizado nesse meio tempo, quando o valor estiver liberado para saque, quem tem direito ao FGTS tem direito a receber o valor que corresponde a todos os meses de arrecadação, podendo o saque ser dividido em partes.

Saiba quem tem direito ao FGTS

Conforme dito anteriormente, quem tem direito ao FGTS são trabalhadores que cumprem contrato de acordo com a CLT. Também é de direito de:

  • trabalhadores rurais;
  • trabalhadores domésticos;
  • intermitentes;
  • temporários;
  • avulsos (que são contratados pelo sindicato e prestam serviços para diversas empresas sem vínculo empregatício);
  • safreiros (quem trabalha apenas em tempo de colheita);
  • atletas profissionais.

O que é FGTS Inativo

Se você passou por uma rescisão de contrato e foi checar o seu FGTS e deu como inativo, não se preocupe.

Isso acontece porque o empregador não está mais inserindo a quantia referente ao FGTS mensal de quando o contrato estava ativo.

Porém, o valor referente a essas parcelas, se não foram sacados anteriormente, ainda continuam na conta até o Governo liberar a quantia para quem tem direito ao FGTS pode sacá-la.

Como consultar o saldo

É importante que você esteja acompanhando, todos os meses, o depósito do valor do FGTS. E para consultar o saldo é fácil, existem várias maneiras.

Primeiramente, você pode fazer um cadastro online no site da Caixa Econômica Federal para conseguir acompanhar sua conta na internet. Para isso, é preciso saber o número NIS/PIS.

Se você tem direito ao FGTS, também pode monitorar sua conta através do aplicativo do Fundo de Garantia e o cadastro pode ser feito diretamente no aplicativo.

Via e-mail também é outra maneira de receber o aviso sempre que o seu empregador realizar o depósito.

E para os que não costumam estar sempre na internet, pode fazer sua adesão para receber SMS sempre que a parcela do mês entrar na sua conta.

Para esses últimos dois serviços, a solicitação pode ser feita via aplicativo ou site.

E, claro, você pode também entrar na sua conta indo diretamente à agência da Caixa para verificar se está sendo realizado o depósito corretamente.

Quando é possível sacar

Existem algumas situações específicas em que quem tem direito a FGTS pode sacar a quantia. São elas:

  • Demissão sem justa causa;
  • Compra da casa própria;
  • Término de contrato por tempo determinado;
  • Rescisão de contrato por extinção da empresa;
  • Rescisão por acordo entre ambas as partes ou por força maior;
  • Auxílio para pagamento de imóvel financiado;
  • Falta de atividade para o trabalhador avulso dentro de um prazo igual ou superior a 90 dias;
  • Aposentadoria;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Morte do trabalhador;
  • Doença grave do trabalhador, filho ou esposa;
  • Situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal;
  • Dependentes ou herdeiros reconhecidos judicialmente, após morte do trabalhador.

Como sacar o FGTS

Já é possível fazer a transferência do valor liberado pelo Governo Federal para a sua conta bancária que você utiliza normalmente, sem precisar ir receber o valor em mãos na agência da CAIXA.

Essa transferência pode ser solicitada via aplicativo e o valor é depositado em até 5 dias úteis.

O saldo também pode ser retirado no caixa eletrônico da agência da CAIXA com a senha do Cartão Cidadão, em lotéricas ou lojas correspondentes bancários da CAIXA.

Para retirar a quantia nos locais, é preciso apresentar documento com foto, cartão cidadão e senha do cartão.

Você consegue ver as condições de saque no site da CAIXA, pois existem também algumas situações em que o valor do FGTS pode ser sacado.

Entenda o saque aniversário

Como é o caso do saque aniversário, onde se você tem direito ao FGTS, poderá retirar a quantia liberada pelo Governo uma vez por ano, de acordo com a data de aniversário do cadastrado. Para receber essa modalidade, é preciso comunicar à CAIXA, pois não é obrigatória.

Porém, é preciso estar ciente de que escolhendo essa modalidade, em caso de demissão sem justa causa, você não conseguirá retirar o valor total da conta.

Entenda o saque emergencial

Devido à situação de Pandemia devido ao Covid-19 que estamos passando desde 2020, o Governo Federal liberou a possibilidade de sacar até 1 salário mínimo para quem tem direito a receber o FGTS.

Porém, em 2021, o saque emergencial não foi liberado, visto que outros benefícios estão sendo feitos para suprir a necessidade dos cidadãos mediante às dificuldades que a Pandemia tem causado.

Entenda a participação dos lucros do FGTS

Porém, embora esse ano não seja liberado o saque emergencial como em 2020, em agosto deste ano de 2021, será liberada a participação ao lucro do FGTS.

Isso quer dizer que a quantia a ser recebida é um montante derivado da rentabilidade contabilizada pela CAIXA. Todos os anos esse lucro é repassado para os cadastrados. A parcela será disponibilizada neste mês de agosto.

Saiba o que fazer se a empresa não depositou o seu FGTS

Mas para quem tem o direito a receber o FGTS e o empregador não faz os depósitos regularmente, o que fazer para reaver o direito negado?

Bem, essa é uma situação que pode acontecer, por isso é indicado que você olhe regularmente sua conta para ver se o depósito está sendo feito corretamente.

Outra forma já citada aqui acima é habilitar as notificações pelo celular, assim o controle pode ser feito automaticamente.

Caso você tome consciência que o valor não está sendo depositado mensalmente, é preciso primeiramente entrar em contato com a empresa para cobrar os valores não pagos.

Se não houver acordo, é indicado realizar uma denúncia através da SIT ou do Ministério do Trabalho. Também é indicado buscar a ajuda do sindicato de sua categoria.

E, além dessas possibilidades, você também pode ingressar com uma ação judicial. Neste caso, o indicado é recorrer a um advogado trabalhista para que ele possa te direcionar melhor no processo.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Então clique aqui e envie para nós seu questionamento pelo WhatsApp ou entre em contato pelo número (81) 9 8811-8000. Teremos o prazer em ajudá-lo.

One thought on “Quem tem direito ao FGTS? Entenda o que é e se você tem o direito de sacar

MarcellaPublicado em  4:32 pm - jan 18, 2022

Boa tarde ! Tudo bem?
Sou optante do saque aniversário, consigo sacar meu FGTS por termino de contrato temporario ?
Obrigada

Juliana Daniela dos SantosPublicado em  7:14 pm - mar 16, 2022

Trabalhei de 2013 até o final de 2014 na prefeitura contratada e quero saber se tenho FGTS?

Ismênia Pio FerreiraPublicado em  2:34 pm - abr 20, 2022

Tenho 10 meses de carteira assinada gostaria de saber se tenho direito a sacar o fgts extraordinário 2022

Agnaldo da Silva DavidPublicado em  10:48 pm - abr 21, 2022

Gostaria de saber se tenho direito

LilianePublicado em  2:47 am - maio 25, 2022

Trabalhei 3 meses em 2019 tenho direito ao FGTS ??

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

desvio de função no trabalho - como funciona e como receber os direitos
Notícias

Como identificar e comprovar o desvio de função no trabalho

Você exerce uma atividade diferente da que está especificada na sua carteira de trabalho? Cuidado pois você pode estar passando por uma situação de desvio de função no trabalho. Para que você entenda como funciona o desvio de função no trabalho, montamos esse conteúdo completo para tirar suas dúvidas. Confira!

Leia mais »
Posso pedir demissão e sair imediatamente? Entenda como funciona
Notícias

Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Você sabia que é possível pedir demissão e sair no mesmo dia do serviço, porém a depender do tipo de contrato que você tem com a empresa, essa situação pode te trazer prejuízos. Confira no texto como funciona o processo de demissão imediata. Boa leitura!

Leia mais »
No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização