Nosso Blog

Insalubridade em câmara fria: 3 dicas para atentar e garantir o direito ao adicional

insalubridade_em_camara_fria_dc

Você conhece alguém que trabalha no setor alimentício e fica exposto o dia inteiro à câmara fria sem receber o adicional de insalubridade por isso?

É importante entender em quais situações o profissional tem o direito de receber esse adicional de insalubridade e um dos principais fatores que dão esse direito é a exposição ao frio excessivo sem intervalos, por exemplo.

Aqui você ficará sabendo de 3 pontos importantes para saber e garantir seus direitos do trabalhador se a sua profissão tem contato com câmara fria. Confira o texto a seguir!

1) Saiba o que é adicional de insalubridade?

adicional_insalubridade_dc

Alguns pontos são levados em conta na hora de decidir se a profissão tem ou não direito ao adicional de insalubridade. Este, é um valor com base no remuneramento profissional e é calculado e adicionado, uma vez que o trabalhador tem contato direito com agentes nocivos à saúde acima do limite previsto pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Alguns desses agentes nocivos são:

  • Calor excessivo;
  • Frio excessivo;
  • Vibrações;
  • Ruídos contínuo;
  • Umidade;
  • Agentes químicos e agentes biológicos;
  • Radiação;

Nem sempre o trabalhador recebe pelo seu direito e é por isso que é tão importante ficar atento aos dois pontos a seguir!

2) É obrigatório o uso de EPIs para trabalhos em câmara fria

uso_epis_dc_

Alguns ramos utilizam a câmara fria para garantir a qualidade e a vida longa de seus produtos, como é o caso dos setores alimentício, farmacêutico e químico.

Nestes setores, em casos de contato direto com a câmara fria, é preciso que tanto o empregador quanto o trabalhador estejam cientes de que é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para não colocar em risco a saúde do funcionário.

Devido ao contato excessivo com o frio do local de armazenamento, é preciso que o trabalhador possua:

  • Jaqueta térmica;
  • Calça térmica;
  • Luvas;
  • Meias de lã;
  • Gorro de proteção;
  • Calçados de segurança.

Portanto, se você se enquadra nessa situação ou conhece alguém, é preciso estar atento aos EPIs necessários. E é importante ter conhecimento de que apenas o uso de 1 desses EPIs não é suficiente para sanar o perigo do contato intensivo com o frio.

Mesmo para as profissões que entram na câmara fria esporadicamente durante o dia, é preciso estar usando os EPIs completos.

3) Não cumprimento de intervalos dá direito ao pagamento de horas extras

camara_fria_insalubridade_dc

Você sabia que existem intervalos de recuperação térmica que devem ser cumpridos para que o profissional não tenha sua saúde afetada por ter contato excessivo com o frio da câmara fria?

Depois de 1h40min de trabalho na câmara fria, o empregado tem o direito de tirar um intervalo de 20 minutos, chamado de intervalo de recuperação térmica. O descumprimento deste intervalo, além do direito ao adicional de insalubridade, também enseja no pagamento de horas extras.

Pois é, muitos empregadores e trabalhadores não estão cientes desse ponto e é comum ter casos em que o funcionário fica em contato direito com o frio, sem intervalos, durante a jornada de trabalho.

O adicional de insalubridade também pode ser aplicado para profissionais que entram em contato esporádico com a câmara fria, ou seja, trabalham com temperatura normal e contato com o frio esporadicamente. Já o intervalo não se encaixa nessa situação.

Garanta seus direitos trabalhistas

direito_trabalhista_dc

Você conhece alguém que trabalhe exposto à câmara fria e não recebe seu direito à insalubridade?

É importante antes de tudo ter ciência das informações necessárias para entender que o seu trabalho possui esse direito.

E se você leu esse conteúdo e entendeu que tem direito a esse adicional mas não recebe, então é hora de procurar um profissional da justiça, no caso um advogado trabalhista, para garantir seu direito de trabalhador.

Ainda continua com dúvidas no assunto? Somos especialistas em direito do trabalhador, com mais de 12 anos de dedicação e segurança para garantir os direitos dos nossos clientes na Justiça. 

Contamos com um atendimento personalizado, transparente e online, garantindo a agilidade do processo e qualidade do serviço. Não abra mão dos seus direitos, clique no link abaixo e converse online com nossos advogados. 

 

One thought on “Insalubridade em câmara fria: 3 dicas para atentar e garantir o direito ao adicional

JailtonPublicado em  10:24 am - nov 13, 2020

Trabalho como assistente de câmara resfriada fazendo reposição e separação de mercadorias, usando todos epeis exigido. Em uma temperatura entre 3 a 7 graus acima de 0. Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade. Pois tenho 8 anos de empresa e a mesma a dois anos atrás retirou este benefício do meu contra-cheque. Dando a justificativa de por eu estar usando os epis correto e a temperatura da câmara estar alta, eu não teria direito a receber insalubridade. Queria saber se isso procede perante as leis trabalhista.

    D CastroPublicado em  2:41 pm - nov 18, 2020

    Bom dia! Se os EPIs fornecidos forem os corretos, com a troca feita dentro do período de validade de cada um, de fato não cabe insalubridade.
    O que acontece é que as empresas afirmam fornecer todos os EPIs necessários mas não fornecem, ou fornecem equipamentos vencidos, ai você teria direito. Para saber disso, precisaríamos conversar pessoalmente para entender mais do seu trabalho. Venha nos fazer uma visita para conversarmos. Estamos disponíveis às quintas, no período da tarde.

Francisco RibeiroPublicado em  12:36 am - dez 9, 2020

Sou fiscal de loja, tenho que entrar em camara resfriada para verificar validade e qualidade, não recebo insalubridade a empresa alega que fornece blusão por isto não e obrigada a pagar isto está correto

    D CastroPublicado em  6:19 pm - dez 10, 2020

    Olá, nesse caso a justiça determina uma perícia técnica para conferir se o blusão entregue é suficiente, se está dentro da validade e etc. Depende da temperatura, mas no geral os EPIs aptos a elidir a insalubridade são jaqueta térmica, calça térmica, luvas, meias de lã, gorro de proteção e calçados de segurança. Se tiver mais dúvidas, venha nos fazer uma visita no escritório. Entre em contato com nossa equipe pelo (81) 98811-8000.

Mateus de souza ferreiraPublicado em  1:45 am - maio 7, 2021

Boa noite eu trabalho em câmera fria ta 25- de temperatura eles são obrigado a paga insalubridade

    D CastroPublicado em  1:21 pm - maio 13, 2021

    Olá, bom dia! Nesse caso, é necessário avaliar quais EPIs (Equipamento de Proteção Individual) a empresa está fornecendo, além da validade deles. Importante ressaltar que mesmo que ela forneça todos os EPIs, é possível que a perícia técnica avalie as condições e verifique se ainda assim deve ser pago o adicional de insalubridade.

Alan Almeida de LimaPublicado em  3:32 pm - maio 10, 2021

Boa tarde trabalho em uma empresa de gelo , entro na câmara fria de a cada 25minutos para armazenar os pacotes, fico aproximadamente 10minutos e saiu pra fora, passando 25 minutos torno a voltar e ficar mais 10 min armazenando, trabalho assim 9 horas por dia tenho direito a insalubridade ?

    D CastroPublicado em  9:22 pm - maio 23, 2021

    Boa noite! Muito provavelmente sim, mas precisamos avaliar os EPIs (equipamento de proteção individual) que a empresa fornece, bem como a validade deles. Na maioria dos casos o EPI não é suficiente e uma perícia na justiça do trabalho é favorável.

LYSLAINE ROCHAPublicado em  10:18 am - maio 19, 2021

O rapaz disse que trabalha com EPIs corretos e vc disse quando e ele não tem direito a insalubridade. Mas se ele não faz os intervalos mesmo com os.epis. Ele tem direito a insalubridade sim. Não é??

    D CastroPublicado em  10:59 pm - jul 12, 2021

    Não conseguimos entender bem. Mas de todo modo, é necessário avaliar se todos os EPIs estão corretos, dentro da validade, e se o uso deles neutraliza o que causaria a insalubridade no ambiente.

BRENO SILVEIRA ALVESPublicado em  3:34 am - jul 3, 2021

Eu trabalho em uma câmara fria no mercado a -10°© guardo carnes , Frango e outros e não não tem EPI nenhum qual direito tenho??

    PriscilaPublicado em  11:01 am - ago 3, 2022

    Bom dia, Sr Breno! Caso a empresa não disponha dos devidos EPIs, pode ser gerado adicional de insalubridade e multa. Entre em contato com nosso escritório, para que possamos lhe orientar da melhor forma 81 9 8811-8000.

RodrigoPublicado em  11:48 am - jul 4, 2021

Oi bom dia tenho apenas uma dúvida em um período de 8 hora trabalhados quantos 20 minutos eu deveria tirar sendo que eu entrava as 9:00 e saia as 17:20 grato.

    PriscilaPublicado em  11:01 am - ago 3, 2022

    Bom dia, Sr Rodrigo! Se você trabalha no interior de câmaras frias ou em condições semelhantes e há a oscilação de temperaturas, frio, quente, o seu Empregador deverá conceder uma pausa de 20 minutos a cada 01 hora e 40 minutos de trabalho.

AriPublicado em  2:16 am - jul 14, 2021

Trabalho como balconista de padaria
E todo dia tenho que entrar na câmera fria
Por toma choque térmico devido o calor da padaria por conta dos fornos, e o frio da câmera.. tenho que receber insalubridade?

    D CastroPublicado em  11:45 am - nov 18, 2021

    Para confirmação, seria necessário uma perícia técnica no processo para constatar o direito. mas muito provavelmente há direito ao adicional se não fizer uso de EPIs.
    Caso deseje mais informações ou ajuizar uma ação, entre em contato conosco através do WhatsApp (81) 98811-8000 para marcar um atendimento online.

Tiago SantosPublicado em  6:12 pm - jul 18, 2021

Oie tudo bem.
Trabalho em uma delicatesem sou Pesador e tb dou responsável pela Câmara fria e congelada passo 1 hora até duas horas arrumando. Os EPIS que foram min dando foi blusão calsa e luva eu tenho direito a asulibrilidade

ByaPublicado em  7:23 am - ago 2, 2021

Ola, eu trabalho no frigorífico e trabalho com aves, onde penduramos as aves nas noreas, e onde vem os frango do chiller cai mta agua e gelo quase sempre e os frangos são gelados a area toda é gelada lá dentro, usamos avental e manguita de plástico porem nos molhamos mesmo assim, temos direito a insalubridade?

    PriscilaPublicado em  11:58 am - set 23, 2021

    Bom dia, Bya! Sim, aqueles que trabalham no interior de câmaras frias terão sua atividade classificada como insalubre se o fizerem sem o uso da proteção adequada. No entanto somente através de uma ação judicial, com perícia técnica, é possível ter certeza do grau de insalubridade da atividade.

JoãoPublicado em  8:16 am - ago 19, 2021

Bom dia, trabalho em câmara fria, recebemos os epi’s e temos os intervalos, porém os intervalos a empresa toda tem esse benefício e referente ao EPI quem quiser pegar a roupa térmica tbm pode. Eu estou na unidade a 2 anos e não recebo insalubridade e as pessoas mais velhas de casa já receberam. Eu tenho direito também?

    PriscilaPublicado em  6:41 pm - set 2, 2021

    Bom dia, João! tudo bem? Além do uso de EPIs, outro fator é necessário para eliminar o adicional de insalubridade: os intervalos regulares, conforme definido por lei. Os funcionários que trabalham em câmaras frias precisam ter 20 minutos de repouso a cada 1h40min de trabalho contínuo (CLT, seção 7, artigo 253). O tempo dos intervalos não deve ser descontado do trabalhador, e sim computado como tempo de trabalho efetivo. E, assim como a utilização dos equipamentos de proteção individual, a regra dos intervalos vale também para empregados que movimentam mercadorias entre o ambiente normal e o frio. Caso essas duas práticas não sejam cumpridas pelo empregador, a câmara fria gera o adicional de insalubridade de grau médio, cujo valor corresponde a 20% do salário mínimo.

Evaldo Roberto gonçalvesPublicado em  11:15 pm - set 9, 2021

Olá boa noite Dr Castro eu trabalho em uma câmara fria que faz 3 a 6 gás acima de 0 uso uma japona somente sem proteção De pernas a japonesa nunca foi trocada já faz uns 9 anos que uso a mesma tenho direito ao adicional de insalubridade

    PriscilaPublicado em  11:52 am - set 23, 2021

    Bom dia, Evaldo! Sim, aqueles que trabalham no interior de câmaras frias terão sua atividade classificada como insalubre se o fizerem sem o uso da proteção adequada. Se a empresa não pagar, é necessário buscar a solução judicialmente através de um advogado. Qualquer dúvida entre em contato através do nosso whatsapp.

Fabricio da Silva vitalPublicado em  1:06 pm - set 17, 2021

Eu trabalho dentro da câmara fria não recebo salubridade

Lúcio HenriquePublicado em  10:53 am - out 4, 2021

Bom dia
Eu trabalho em um estoque de mercado e lava possuem 7 câmaras frias (laticínios e congelados) e a empresa somente disponibilizou a Jaqueta térmica
Eu não permaneço muitas horas dentro das câmaras somente quando tem muito volume de mercadoria

    PriscilaPublicado em  5:07 pm - nov 1, 2021

    Bom dia, Lúcio! Entendemos que somente a jaqueta não é suficiente para elidir a insalubridade. Mas para confirmação, seria necessário uma perícia técnica no processo para constatar o direito. Além disso, depois de 1h40min de trabalho na câmara fria, o empregado tem o direito de tirar um intervalo de 20 minutos, chamado de intervalo de recuperação térmica. O descumprimento deste intervalo, além do direito ao adicional de insalubridade, também enseja no pagamento de horas extras. Caso deseje mais informações ou ajuizar uma ação, entre em contato conosco através do WhatsApp (81) 98811-8000 para marcar um atendimento online.

RobertoPublicado em  7:08 am - out 6, 2021

Trabalho na Câmara fria, e único epis que recebir foi só uma japona, e não tem intervalo de 20 minutos, quais meus direitos

    PriscilaPublicado em  5:06 pm - nov 1, 2021

    Bom dia, Roberto! Você tem direito ao adicional de insalubridade em grau médio (20%). Além disso, após 1h40min de trabalho na câmara fria, o empregado tem o direito de tirar um intervalo de 20 minutos, chamado de intervalo de recuperação térmica. O descumprimento deste intervalo, além do direito ao adicional de insalubridade, também enseja no pagamento de horas extras.

JoãoPublicado em  12:37 pm - out 13, 2021

Bom dia, tudo bem ?
No meu trabalho entro esporadicamente em um câmara fria que está a 6 graus. Entro no máximo 3 vezes ao dia e fico apenas uns 5 minutos.
Não me forneceram EPI
Tenho direito a algum adicional ?

    PriscilaPublicado em  4:58 pm - nov 1, 2021

    Bom dia, João! Seria necessário uma avaliação pericial no próprio processo para constatar a insalubridade, já que o tempo de permanência são apenas 15 minutos diários. De toda forma, entendemos que há possibilidade de ganho já que não é fornecido nenhum EPI.

Denilson JerônimoPublicado em  5:25 am - out 14, 2021

Boa noite!…
Trabalho em um depósito de bebidas, na função de despachante no horario 3(noturno)…
Este mês instalaram uma Câmara fria na empresa, temperatura por volta de 3° grau , me deram uma jaqueta como epis,
Como boa parte da demanda de pedidos da empresa são delivery, vou passar a fazer a separação,retiradas e reposição das bebidas na Câmara fria.
Tenho direito a salubridade?

    PriscilaPublicado em  4:56 pm - nov 1, 2021

    Bom dia, Denilson! Para confirmar seria necessário realizar perícia méidca. Mas se a empresa forneceu tão somente a jaqueta, provavelmente terá direito ao adicional de insalubridade sim. Além do adicional de insalubridade, depois de 1h40min de trabalho na câmara fria, o empregado tem o direito de tirar um intervalo de 20 minutos, chamado de intervalo de recuperação térmica. O descumprimento deste intervalo, além do direito ao adicional de insalubridade, também enseja no pagamento de horas extras. Caso deseje mais informações, entre em contato conosco através do WhatsApp (81) 98811-8000.

Ramon Alves RodriguesPublicado em  10:35 am - out 17, 2021

Olá
Trabalho como promotor de vendas entro e saio toda hora da câmera de congelados -20° para pegar mercadoria e abastecer na loja. A empresa me oferece calça, japona, luva e toca ninja e não me paga insalubridade isso tá correto?

GylvanPublicado em  6:26 am - out 29, 2021

Trabalho em Câmara fria e só recebi uma japona com 1 ano e 6 meses não recebi nem luvas nem calça térmica tenho direito a insalubridade ? Fico tanto na Câmara de frios e de congelados!

    D CastroPublicado em  11:44 am - nov 18, 2021

    Para confirmação, seria necessário uma perícia técnica no processo para constatar o direito. mas muito provavelmente os EPIs entregues não são suficientes para afastar a insalubridade.
    pagamento de horas extras. Caso deseje mais informações ou ajuizar uma ação, entre em contato conosco através do WhatsApp (81) 98811-8000 para marcar um atendimento online.

Felipe freitasPublicado em  11:39 am - nov 8, 2021

Oi trabalho em camara de congelado -30°
Estou registrado como operador de loja, e na carteira digital como repositor de loja, nao recebo insalubridade por conta q alegam que da epis e faz degelo sou pcd posso trabalhar em area de risco? Tenho algum direito sobre isso que ocorre comigo ? Durante a semana fico nas camaras fim de semana me colocam na loja? Pq di q da muito movimento !!

    D CastroPublicado em  11:43 am - nov 18, 2021

    Bom dia Felipe! Para confirmação, seria necessário uma perícia técnica no processo para constatar o direito, mas muito provavelmente os EPIs entregue não são suficientes para afastar a insalubridade com uma camara a -30º.
    pagamento de horas extras. Caso deseje mais informações ou ajuizar uma ação, entre em contato conosco através do WhatsApp (81) 98811-8000 para marcar um atendimento online.

Edson Aparecido Freitas JuniorPublicado em  11:17 pm - dez 22, 2021

Trabalho em um atacadista estou a todo instante dentro das Câmaras de congelados e resfriados, e na area de venda , recebemos todos os epis, não sei se é resistente , ficamos organizando quase todos os dias, por horas lá dentro , e retirando produtos para área de venda , as câmaras ficam quase sempre abertas , então existe sinalização sonora , sirene , local úmido, pouco arejado, bagunçado, muitos produtos em paletas pra todo lado , não recebo nem PLR , nem insalubridade, gistaria de saber se tenho alguns desses direitos , sou balconista de açougue, no dia da entrevista foi combinado uma coisa porém na assinatura do contrato foi outra, que fui informado que não valia nada que o valia era o que teria sido combinado na entrevista, questão de horário de jornada de trabalho, que até agora , trabalho conforme eles mandam , gostaria de trabalhar no meu horário combinado, pelas condições, a insalubridade , e por participar direto da venda dos produtos da rede, cativando clientes com a simpatia e o melhor atendimento, gostaria então de saber sobre isso , se tenho ou não alguns desses direitos, muito obrigado desde já pelos esclarecimentos

    PriscilaPublicado em  6:02 pm - maio 26, 2022

    Bom dia, Sr Edson! Provável que sim, caso a empresa não forneça os devidos EPI, proteção adequada, serão consideradas atividade insalubre. Fale conosco no nosso whatsapp 81988118000, para que possamos entender melhor sua situação.

LucasPublicado em  5:23 pm - fev 3, 2022

Boa tarde, trabalho na camara fria de 8° positivos esporadicamente, de acordo com a demanda de cargas do dia, pois separo cargas em ambiente seco e refrigerado, faço esse trabalho a 12 anos e dos itens citados no texto acima só me foi fornecido luva e blusa térmica mais nada e a multinacional que trabalho está prestes a fechar, eu tbm tenho direito a esse benefício, pois nunca recebi nem comentaram tal assunto comigo! Muito obrigado!

    PriscilaPublicado em  5:58 pm - maio 26, 2022

    Bom dia, Sr Lucas! Provável que sim, caso a empresa não forneça os devidos EPI, proteção adequada, serão consideradas atividade insalubre. Fale conosco no nosso whatsapp 81988118000, para que possamos entender melhor sua situação.

Deixe sua mensagem

Sobre o Davydson Castro & advogado associados

Nossa equipe conta com corpo multidisciplinar e qualificada de advogados e estagiários.

Tel : +55 61 3203.4541

desvio de função no trabalho - como funciona e como receber os direitos
Notícias

Como identificar e comprovar o desvio de função no trabalho

Você exerce uma atividade diferente da que está especificada na sua carteira de trabalho? Cuidado pois você pode estar passando por uma situação de desvio de função no trabalho. Para que você entenda como funciona o desvio de função no trabalho, montamos esse conteúdo completo para tirar suas dúvidas. Confira!

Leia mais »
Posso pedir demissão e sair imediatamente? Entenda como funciona
Notícias

Posso pedir demissão e sair no mesmo dia?

Você sabia que é possível pedir demissão e sair no mesmo dia do serviço, porém a depender do tipo de contrato que você tem com a empresa, essa situação pode te trazer prejuízos. Confira no texto como funciona o processo de demissão imediata. Boa leitura!

Leia mais »
No more posts to show
Com mais de 10 anos de comprometimento e seriedade, nosso escritório já atuou em mais de 3000 processos com uma equipe jurídica especializada e atualizada para melhor lhe atender.

CONTATO

Localização