Bancário e cargo de confiança: entenda os seus direitos
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Nosso Blog
O Soldador tem direito a receber a insalubridade por ter contato direto com substâncias que podem colocar em risco a sua saúde.
Algumas profissões exigem que os trabalhadores cumpram suas tarefas em ambientes de risco. Por isso, a Lei estabeleceu um adicional que deve ser pago, além de regras de segurança que precisam ser cumpridas. Para quem trabalha com solda as normas também são válidas.
Confira a seguir quando o soldador tem direito a receber o adicional e o que fazer se a empresa não pagar. Boa leitura!
Para ter direito a receber o adicional de insalubridade, o soldador precisa estar exposto a agentes nocivos à saúde durante o seu trabalho.
Porém, essa exposição precisa ultrapassar os limites estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os riscos analisados podem ser de origem biológica, química ou física, como:
Para que o soldador tenha direito a receber o adicional, é preciso passar pela perícia do Ministério.
Normalmente, o soldador tem contato direto com fumos metálicos, ou seja, ele acaba inalando a fumaça do processo de fundição da solda. E isso pode ser um fator que dá ao trabalhador o direito ao adicional. Mas, é preciso comprovar isso mediante perícia.
É importante saber também que o adicional de insalubridade pode ser suspenso quando a empresa oferecer os equipamentos de proteção adequados. Quando esse equipamento não consegue proteger totalmente o trabalhador da exposição, então o soldador deve receber o adicional.
A atividade pode ser classificada em diferentes graus de risco, que são:
Portanto, quem vai determinar a porcentagem que o soldador deve receber como adicional será a perícia.
Alguns fatores contam na hora de determinar o grau de risco, como:
É importante saber que o adicional também contará para o cálculo da rescisão em caso de demissão. Assim, se o soldador que tem direito à insalubridade for demitido sem justa causa, o valor do adicional incidirá nas verbas do:
Se você é soldador e desconfia que deve receber o adicional de insalubridade, mas a empresa não paga, então o primeiro passo é entrar em contato com a empresa e questioná-la.
Assim, será preciso passar pela perícia trabalhista para avaliar se a sua atividade dá direito a receber o adicional e qual o grau de risco.
Caso seja confirmado, então é obrigação da empresa cumprir com a Lei e pagar o adicional na sua remuneração.
Se não houver diálogo com a empresa ou se não quiserem pagar ou retornar o seu pedido, procure um advogado trabalhista. É um direito seu receber o adicional, se esse for comprovado.
Com a ajuda do advogado, você entrará com uma ação trabalhista para garantir esse direito. Além disso, com uma revisão do seu contrato e das suas condições de trabalho, será possível identificar outros erros que você pode solicitar na mesma ação.
Para isso, tire suas dúvidas com a nossa equipe. São mais de 14 anos garantindo o direito dos trabalhadores na Justiça com seriedade, comprometimento e agilidade.
Nós temos um atendimento personalizado, totalmente online, para que você dê mais rapidez ao seu pedido. Clique na imagem abaixo e converse com nossos advogados.
Entre em contato conosco e tire a sua dúvida com um dos nossos advogados especialistas.
Será um prazer atender você.
Confira no conteúdo como deve funcionar o cargo de confiança para bancários e quando ele pode ser descaracterizado para que o funcionário perca direitos importantes.
Confira no post quais são os seus direitos caso você desenvolva uma doença ocupacional e como garanti-los na Justiça.
Confira no post o que é a doença ocupacional, quais as doenças que se encaixam nessa categoria e como garantir seus direitos. Tire suas dúvidas e boa leitura!